Home / Investigação

Investigação

A produção e transmissão de conhecimento na sua área disciplinar são, juntamente com a extensão à comunidade, dois eixos fundamentais da missão do Departamento de Música.
Paralelamente à regular atividade científica e pedagógica, foi instituída no Edifício dos Congregados a «Sala Eurico Thomaz de Lima», espaço dedicado à figura deste insigne pianista e compositor português do séc. XX, com laços familiares e profissionais à região e em particular à cidade de Braga. A sala acolhe o Centro Documental Eurico Thomaz de Lima, constituído pelo espólio do pianista, pedagogo e compositor doado à Universidade do Minho em 2002.

 

Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM)

 

GIArtes

 

O Grupo de Investigação em Estudos Artísticos (GIArtes) foi criado em setembro de 2019 e é formado por dois núcleos, o Núcleo de Investigação em Estudos Performativos (NIEP, antigo GIEP) e o Núcleo de Investigação em Música (NIM). O seu objetivo principal consiste em contribuir para uma maior visibilidade dos Estudos Artísticos no seio CEHUM e promover a investigação e a criação nesta área, também no âmbito académico. As suas atividades incluem, além do trabalho de investigação e publicações científicas, também a organização de colóquios, ciclos de conferências, exposições, edições (vídeo e áudio) e ações performativas, tanto a nível nacional como internacional. Integra investigadores seniores, com um vasto currículo na área dos estudos artísticos, assim como investigadores inseridos em programas de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA ( NIM)

O Núcleo de Investigação em Música contempla diferentes abordagens do texto musical e do seu contexto, mormente estudos históricos, interpretativos e composicionais, agregando ainda o estudo da Música nas suas conexões com outras Artes. O grupo integra investigadores mais experientes com várias publicações nestas áreas e investigadores inseridos em programas de mestrado e doutoramento. O Núcleo de Investigação em Música tem como objectivo principal contribuir para o desenvolvimento da investigação transdisciplinar nos domínios da Criação, Performance e Investigação Artística, Estudos Históricos e Culturais, Etnomusicologia e Estudos no âmbito da Educação e Ensino Artístico.